O presente trabalho teve como objetivo propor, no quadro de um sistema de gestão da qualidade, uma metodologia para construção de uma estrutura de indicadores relativos a objetivos municipais de ordenamento territorial. Para tal percorreram-se as seguintes etapas, reveladoras da metodologia adotada:
- Identificação de objetivos do Ordenamento Municipal do Território, com base em legislação e bibliografia de âmbito nacional e europeu, tendo-se chegado a uma lista sistematizada de 27 objetivos gerais, enquadrados em 8 temas.
- Reunião e confronto, com base em conhecimento erudito, de princípios de Gestão da Qualidade e de conceitos de Monitorização e de Avaliação, estes inerentes às teorias de planeamento do território.
- Reportaram-se ambos à gestão por processos, incidindo especialmente na matéria relativa a indicadores.
- Conceção, com base nos conhecimentos adquiridos, de uma estrutura de indicadores para monitorização e avaliação do ordenamento municipal do território.
- Combinação de indicadores respeitantes ao território com indicadores relativos à ação municipal que visa a transformação desse mesmo território.
- Início de ensaio, na Câmara Municipal de Coimbra, de aplicação desta estrutura de indicadores a um dos objetivos gerais de ordenamento do território.
Foi possível concluir que a proposta encerra forte potencial e grande desafio, podendo contribuir para induzir maior rigor no planeamento de toda a atividade municipal, mas exigindo alterações muito significativas na prática dominante.