Ao procurar interrelacionar os conceitos de “Estrutura Urbana” e de “Colmatação Urbana”, a investigação explicita e articula dois objetos vastos que têm vindo a ser tratados de forma autónoma, e assenta, metodologicamente, no desenvolvimento de dois quadros teóricos distintos e num caso de estudo concreto - a Cidade de Abrantes.
Em resultado, esta Tese contribui com os seguintes avanços relativamente ao estado da arte:
- Constrói um conceito operativo de Estrutura Urbana, através da síntese de abordagens muito diversas sobre o tema, e define os requisitos de qualidade dos seus elementos e redes.
- Formula uma definição original de Colmatação Urbana, confrontando-a, articulando-a e distinguindo-a de expansão e de regeneração/requalificação urbana.
- Sustenta o argumento de que a Colmatação Estruturante é um conceito-instrumental que se adequa à qualificação de territórios física e funcionalmente fragmentados, em especial num contexto económico-financeiro desfavorável.
- Demonstra que a Colmatação Estruturante tem aplicação possível e útil em planos municipais de ordenamento do território, nomeadamente planos de urbanização.